O comportamento do consumidor mudou com o passar dos anos e não foi diferente com o mundo da moda. Os consumidores passaram a ter mais informações, quase que de maneira instantânea e agora exigem mais das empresas. Se por um lado as pessoas estão atentas, por outro, abriu-se um enorme leque de oportunidades, e o marketing digital pode te ajudar a vender muito mais.
Marque presença nas mídias sociais
O uso das mídias sociais é excelente para as empresas que investem em roupas e acessórios. Afinal de contas, representam oportunidades para as marcas divulgarem seus produtos. Já para os clientes, é uma grande oportunidade de ter acesso às propagandas, além de uma experiência de descobertas e aprendizado. A facilidade operacional, o baixo custo e o alcance estão também entre os pontos fortes dessa estratégia de marketing digital de moda.
Cada aplicativo tem uma finalidade diferenciada. Veja abaixo:
INSTAGRAM
Nele você pode estreitar a relação com o cliente, fazendo comentários nas fotos e nos vídeos publicados e também usar as hashtags para criar um canal de divulgação pelo qual direciona o usuário para uma nova página que agrupa imagens e vídeos.

FACEBOOK
Ideal para ter um relacionamento próximo aos consumidores. Crie uma fan page e invista também em anúncios patrocinados do Facebook Ads para expandir o alcance de suas postagens para um público específico.
PINTEREST
Essencial para quem tem e-commerce de moda, ele é capaz de deixar seu cliente montar seu próprio mural com as imagens da sua própria mercadoria. Ao agrupar vários produtos semelhantes, o usuário pode, mais tarde, escolher o quer comprar ou divulgar para a sua rede de amigos.

Além das mídias citadas acima, podemos nomear ainda o Youtube, o Twitter, Linkedin e Google Plus. Mas, antes de ter várias páginas ou perfis, avalie qual se encaixa melhor no perfil da sua persona e da sua marca.

Tenha um site de qualidade e atual

No mundo digital sua vitrine é o seu site, por isso é importante que ele tenha um design atraente, um layout responsivo e que siga as tendências de sua coleção. Na página também deve estar explícito o setor de moda em que a empresa atua e os produtos e ou serviços por ela comercializados. Além desses dados, você deve deixar em local bastante visível as seguintes informações: telefone, e-mail, endereço e horário de funcionamento.

Leads qualificados

Para a moda, é necessário pensar qual isca digital ou material rico tem relação com a sua marca e o perfil do seu público-alvo. Muitas são as alternativas: Montar um guia de estilo com dicas de uso das peças; uma revista com editoriais e tendências de moda; vídeos com dicas de estilo, entrevistas ou lançamento exclusivo da coleção; aplicativos; etc.

Faça SEO
Caso não queira pagar anúncios e prefira se destacar nos resultados orgânicos dos sites de buscas, a melhor ferramenta é o SEO (Search Engine Optimization), serviço gratuito que consiste em posicionar seu conteúdo nas melhores páginas de sites buscadores. Ele utiliza palavras-chave relevantes localizadas em seu site que se aproximam do que o usuário procurou no Google, por exemplo.